A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por intermédio da 12ª Região de Polícia Militar (12ª RPM), e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), através do Centro de Ciência da Administração e Socioeconômicas (Esag), firmaram um Termo de Cooperação Técnico em junho deste ano.
Como resultado dessa parceria, em evento on-line na noite de quinta-feira (26), foram entregues uma Carta de Serviços em formato digital e um Relatório de Consultoria que versou sobre o Enfrentamento às Vulnerabilidades Profissionais da 12ª RPM.
Para o comandante da 12ª RPM, tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, a aproximação da academia com a Polícia Militar é salutar, pois promove a construção e aprimoramento do conhecimento, cujos resultados podem ser usufruídos tanto pelas pessoas da comunidade quanto pelos policiais militares. “Agradecemos a parceria da Udesc, professores e acadêmicos que se envolveram e contribuíram para com a segurança pública”, destacou o comandante.
Parceria Udesc e PMSC
Os trabalhos acadêmicos desenvolvidos foram coordenados pela professora Sulivan Desirée Fischer, responsável pela disciplina de Teoria e Prática de Administração de Serviços Públicos, que contou com a colaboração de acadêmicos do último semestre do Curso de Administração Pública.
Uma das equipes elaborou uma Carta de Serviços que engloba os oito municípios da área da 12ª RPM (Jaraguá do Sul, Corupá, Massaranduba, Schroeder, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre), reunindo os principais serviços, ações e programas prestados pela administração pública nas áreas de Assistência Social e ocorrências envolvendo pessoas em situação de vulnerabilidade social bem como animais, totalizando 58 páginas.
A Carta de Serviços, além de orientar a população, também servirá de guia para os próprios policiais militares, seja na Central Regional de Emergências ou presencialmente, na orientação e encaminhamento do cidadão.

Já a consultoria relacionada à construção de um Programa Biopsicossocial, trouxe um diagnóstico de vulnerabilidades evidenciadas por intermédio de uma análise de questionário aplicado ao efetivo.
Após reflexões, foram propostas possíveis intervenções, onde se almeja “gerar conforto nas relações de trabalho, em relação às famílias e parentes, e com uma saúde mental pertinente”.

Para Luana Vandresen da Rosa, acadêmica que trabalhou no tema das vulnerabilidades, foi uma experiência muito rica, ainda mais por vivenciar o processo de consultoria na prática, envolvendo um tema de grande sensibilidade, o que se tornou uma grande momento de amadurecimento.
“Foi uma oportunidade única poder conviver e trocar experiências com pessoas especiais, como os policiais da 12ª RPM” – Luana Vandresen da Rosa
Força em prol da saúde policial
Durante o encontro on-line, a Chefe do Estado-Maior da 12ª RPM, tenente-coronel Arlene Souva da Silva Vilela, responsável pela iniciativa de convidar a Udesc para o desafio, elogiou a qualidade dos trabalhos entregues, enaltecendo a participação da professora Sulivan e dos acadêmicos. Arlene também destacou todo o apoio prestado pela Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS) da PMSC, e agradeceu aos policiais militares que atuam na área da 12ª RPM, cujo esforço foi preponderante para que os objetivos fossem alcançados.
“Cada um deu a sua contribuição para a construção de um bem maior, que é a saúde no nosso policial militar” – tenente-coronel Arlene
Os projetos agora seguem para outra fase, a Carta de Serviços nos ajustes necessários para publicação e compartilhamento on-line, e o projeto de saúde policial para a fase de construção de uma proposta e busca de recursos.
