Criação e assunção
A criação da 12ª Região de Polícia Militar (12ª RPM) ocorreu pelo Decreto nº 1.386, de 29 de novembro de 2017, assinado pelo Governador do Estado, João Raimundo Colombo, pelo Secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Antônio Serpa, e pelo Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba.
Já o Ato de Polícia Militar nº 1405/2017, expedido pelo Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm, nomeou o coronel Amarildo de Assis Alves para exercer o cargo de comandante da 12ª RPM. Até então, o coronel Amarildo atuava como comandante da 5ª RPM, em Joinville.
A assunção ao comando ocorreu no dia 5 de dezembro de 2017, na sede do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), em Jaraguá do Sul, em solenidade que contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas a do Secretário de Estado da Segurança Pública.

A circunscrição da 12ª RPM engloba a área do 14º BPM, que abrange os municípios de Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder; e do 23º BPM, composta por São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre.
A 12ª RPM tem a atribuição de exercer o controle e a fiscalização sobre as unidades operacionais subordinadas, particularmente no que se refere à instrução e doutrina, constituindo escalão intermediário de comando entre as unidades operacionais e o comando-geral, exceto para os assuntos administrativos de rotina.
A formação da equipe
Após a assunção, o comandante da 12ª RPM ficou instalado em uma sala junto à Central Regional de Emergências (CRE), junto ao 14º BPM, e então iniciou a formação de uma equipe com múltiplas competências, oriundos de diversificadas Organizações Policiais Militares (OPMs):
- Tenente-coronel Arlene de Souza da Silva Villela – Diretoria de Ensino da Polícia Militar;
- Subtenente RR Abel Seroiska – Inativo;
- 3º sargento Jair Warmling Moro – Corregedoria no 14º BPM;
- 3º sargento Fábio Gomes – Comandante do Policiamento Externo no 23º BPM;
- Cabo Cláudio Sergio Kauva – Seção de Logística no 14º BPM;
- Soldado Anderson Gottardi – Radiopatrulha no 14º BPM.
Inicialmente, os sargentos Moro e Fabio exerceram suas atividades junto à biblioteca do 14º Batalhão (atualmente sala do comando da 1ª Companhia), e logo após na sala de aula 02 da unidade, ao lado da Central Regional de Emergências (CRE), ao passo que os demais integrantes eram integrados aos poucos.
Um quartel para a 12ª RPM
Enquanto as rotinas administrativas eram estabelecidas, o coronel Amarildo realizava várias tratativas com autoridades para que a 12ª RPM tivesse a sua própria sede.
Assim, foi de uma edificação construída em imóvel do Estado para abrigar o primeiro posto de saúde do município em 1953, que se vislumbrou a oportunidade de instalar a OPM em uma das principais vias centrais do município jaraguaense.

O esforço em busca da sede foi concretizada pela publicação no Diário Oficial de Santa Catarina, Nº 20.720, de 1º de março de 2018, da Portaria nº 59, de 28 de fevereiro de 2018:
“O SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO, no uso de suas atribuições, conforme processo nº SEA 1107/2018, resolve TRANSFERIR, para a Secretaria de Estado da Segurança Pública para instalação da sede da 12ª Região de Polícia Militar, a administração do imóvel, contendo a área de 1.200,00m2, com benfeitorias, no Município de Jaraguá do Sul, registrado sob o nº 13.570 no Registro de Imóveis da Comarca de Jaraguá do Sul e cadastrado sob o nº 01648 no Sistema de Gestão Patrimonial da SEA. MILTON MARTINI – Secretário de Estado da Administração.
Dessa forma, a edificação localizada na avenida Getúlio Vargas, Centro de Jaraguá do Sul, que originariamente serviu para a saúde pública, depois para a Fazenda Estadual, agora seria ocupada pelos membros da segurança pública.
Após breve manutenção, a reinauguração ocorreu no dia 22 de outubro de 2018, e contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, e várias outras autoridades civis e militares.

Dessa forma, oficialmente, os policiais militares deixaram a sala de aula 02 do 14º BPM, carinhosamente chamada de lan house, e em sede própria começariam a traçar uma nova história para a segurança pública para toda a região.
12ª RPM tem novo comandante
Na manhã do dia 16 de março de 2021, no salão nobre do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas) ocorreu a passagem de comando da 12ª RPM, na qual o coronel Amarildo passou o comando para o tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, em ato presidido pelo comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet.
Após o ato, o coronel Amarildo ingressou para a reserva remunerada após 37 anos de serviço; enquanto o tenente-coronel Reisdorfer assumia interinamente o cargo por ser tenente-coronel.

Considerando as restrições sanitárias devido à Covid 19, a solenidade ficou restrita a poucos convidados e foi realizada em ambiente controlado.
Adjunto de Comando para a regional
Oriundo do 14º BPM, no dia 22 de março de 2021, o subtenente Luiz Antonio Wiltner é inserido na 12ª RPM para exercer exclusivamente as funções de Adjunto de Comando.
Formado no Curso de Adjunto de Comando em dezembro de 2020, na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos do Exército Brasileiro (EASA), em Cruz Alta-RS, o policial vinha exercendo as funções na Comunicação Social e depois, por 30 dias, como Adjunto de Comando da unidade.

Cargo amplamente utilizado no EB, com inspiração no Exército Norte-Americano, é o reconhecimento e valorização da carreira dos praças, que junto ao comandante de unidade ou Organização Policial-Militar (OPM) superior, desempenha funções que buscam auxiliar e aprimorar a gestão, o relacionamento entre comandante e praças, além de vários outros desafios.
Portanto, a atuação do subtenente Wiltner foi um laboratório inédito na PMSC, onde se buscou ajustar a filosofia aplicada no EB para a realidade na caserna da PMSC.
12ª RPM agora é 12º Comando Regional de Polícia Militar
O novo Regulamento da Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (R LOB PMSC) foi assinado pelo governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, durante solenidade militar ocorrida em Florianópolis, na manhã do dia 3 de dezembro de 2021.

Seu texto traz várias novidades no âmbito da caserna, e uma delas estabelece que as Regiões de Polícia Militar (RPM) serão denominadas Comandos Regionais de Polícia Militar (CRPM).

Assim, a 12ª RPM, cuja sede fica em Jaraguá do Sul, e é responsável pelo 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), em Jaraguá do Sul, e pelo 23º BPM, com sede em São Bento do Sul, passou a ser denominada de 12º Comando Regional de Polícia Militar (12º CRPM).
As mudanças impostas pela nova R LOB terão 180 dias para serem implantadas ou ajustadas pelas Organizações Policiais Militares.
Nova história do 12º CRPM começa a ser escrita
Em solenidade ocorrida no pequeno teatro da Sociedade Cultura Artística (Scar), em Jaraguá do Sul, o comando e a história do 12º CRPM passam de mãos às vésperas do aniversário de 187 anos da PMSC.
No dia 3 de maio de 2022, deixou o comando o coronel Marcio Leandro Reisdorfer e assumiu o coronel Alessandro José Machado.

Vindo da capital, onde atuava na Controladoria-Geral da PMSC, o novo comandante possui em sua história uma longa atuação nos ares de Santa Catarina, onde pilotou o helicóptero Águia, em Joinville.
Após deixar o manche, assumiu o comando do Batalhão de Aviação, em Florianópolis e depois a Controladoria-Geral.
Fato singular é o perfil literário do comandante Machado, autor de cinco livros, sendo quatro voltados para a área da aviação e um onde revela seus dotes poéticos.
Com esse repertório, o coronel Machado é ocupante da cadeira número 21 da Academia Joinvillense de Letras (AJL) e da cadeira 35 da Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina (ALMESC).
Bem-vindo 38º Batalhão

Na capital catarinense, a graciosa tarde do dia 20 de junho de 2022 marcou a assinatura de ativação do 38º Batalhão de Polícia Militar (38º BPM).
Em solenidade ocorrida na Academia de Polícia Militar da Trindade, a Guarnição Especial de Mafra foi elevada à condição de batalhão pela assinatura simbólica da Portaria nº 237/PMSC/2022, de 13 de junho de 2022, pelo governador Carlos Moisés da Silva, retroagindo seus efeitos a contar de 3 de junho de 2022.
Estavam presentes diversas autoridades civis e militares, dentre elas o tenente-coronel Givanildo Rodrigues, primeiro comandante do mais novo batalhão da PMSC, responsável pelos municípios de Mafra (sede), Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo.

Nessa tarde também ocorreu a ativação de outros nove batalhões, entrega de 164 viaturas, 11.250 pistolas Beretta 9mm, 649 câmeras de leitura de placa veicular (OCR) e 1.107 câmeras do Projeto Bem-te-vi, todos com recursos do Programa SC Mais Segura.
