14º BPM – Histórico

Os primeiros relatos sobre a chegada da Força Policial no Baixo Vale do Itapocu remontam do ano de 1901, quando o soldado Gabriel de Moraes, após ter participado da Revolução Farroupilha, ingressou na Força Pública do Estado, sendo enviado para o Distrito Policial de Jaraguá do Sul.

No ano de 1938, o 1º tenente da Polícia Militar, Leônidas Cabral Herbster, foi transferido para Jaraguá do Sul e atuou como titular da Delegacia Auxiliar da Comarca.

Em 1986, a Polícia Militar de Jaraguá do Sul torna-se 3ª Companhia do 8º Batalhão, sediado em Joinville.

No ano de 1988, na gestão de Durval Vasel como chefe do executivo de Jaraguá do Sul, concretizou-se a doação de um terreno onde hoje se encontra edificada a sede própria do 14º Batalhão.

Desde o seu início, a história da PM catarinense em solo jaraguaense passou por diversas mudanças, acompanhando a evolução da região e fazendo parte da sua história.

A mudança mais significativa foi no ano de 2002, quando a então 3ª Companhia, subordinada ao 8º Batalhão de Polícia Militar, foi elevada e nomeada a 14º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina, criado através do Decreto-Lei nº 2.721, de 30 de julho de 2001, e denominado Tenente-coronel Leônidas Cabral Herbster através do Decreto nº 5.286, de 04 de julho de 2002.