Na tarde de quinta-feira (26), após solenidade alusiva ao Dia do Soldado, ocorreu um momento histórico na área da 12ª Região de Polícia Militar (12ª RPM), convergindo comandantes e lideranças em duas reuniões, uma com oficiais e outra com praças.
A primeira foi lidera pelo comandante da 12ª RPM, tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, e ocorreu na sala de aula do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), reunindo todos os oficiais que atuam na área da 12ª RPM, incluindo os tenentes-coronéis comandantes do 14º BPM (Jaraguá do Sul), 23º BPM (São Bento do Sul), major comandante da 2ª Companhia (Guaramirim), capitão comandante da 3ª Companhia (Rio Negrinho) e demais oficiais.

Já a reunião com os praças foi liderada pelo adjunto de comando da 12ª RPM, subtenente Luiz Wiltner, e envolveu o adjunto de comando do 23º BPM, os sargentos comandantes de destacamento nos municípios de Corupá, Schroeder e Campo Alegre, além do coordenador da Central Regional de Emergências em Jaraguá do Sul.

Em ambas as reuniões foi exposto o Planejamento Estratégico da 12ª RPM, fazendo com que todos os policiais militares, comandantes e líderes, tivessem ciência das diretrizes que norteiam o planejamento e ações na área da 12ª RPM.
Para o comandante Reisdorfer, a integração das duas unidades, 14º BPM e 23º BPM, é de grande importância, pois favorece a convergência de forças para implementar novas estratégias de policiamento, como as grandes operações, por exemplo. Reisdorfer também salientou que a reunião é o espaço onde se constrói conjuntamente o Planejamento Estratégico, conferindo mais força e legitimidade às ações para proteger toda a comunidade.