Homenagem ao Dia da Vitória

Ocorreu na Praça do Expedicionário, centro de Jaraguá do Sul, na tarde de segunda-feira (8), a homenagem ao aniversário de 78 anos do término da II Guerra Mundial.

Expedicionário Walter Carlos Hertel ladeado pela coronel Arlene e praças que atuam na sede do 12º CRPM | 12º CRPM

O evento foi organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), com parceria da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira e Associação Amigos do Museu da Paz.

Participaram autoridades civis, militares, familiares dos ex-pracinhas de Jaraguá do Sul que serviram na Força Expedicionária Brasileira (FEB) e, de modo especial, o evento contou com a presença do expedicionário Walter Carlos Hertel, atual presidente da Associação dos Veteranos da FEB em Jaraguá do Sul.

Veja o vídeo: Homenagem ao Dia da Vitória

Além do culto aos símbolos nacionais, uma coroa de flores foi levada ao monumento aos Expedicionários pelas autoridades presentes, momento em que foi executado o Toque do Silêncio, em memória aos heróis da FEB.

Coronel Arlene e expedicionário Walter Carlos Hertel | Prefeitura de Jaraguá do Sul/divulgação

A comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Arlene Sousa da Silva Villela, fez uso da palavra e destacou a importância da data e da história.

“O nosso desejo é que a história deles seja sempre relembrada […]. Aquele que aprende com o passado, com certeza pode melhorar o futuro” – coronel Arlene.

Enviando cerca de 25 mil soldados, o Brasil foi o único país da América Latina que participou diretamente dos conflitos bélicos na Europa. Decisivos na conquista de inúmeras vitórias, os heróis brasileiros lutaram com coragem, bravura e, sobretudo, deixaram suor e sangue.

Expedicionário Walter Carlos Hertel, familiares e autoridades | Prefeitura de Jaraguá do Sul/divulgação