Na tarde desta sexta-feira (14), a comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar (12º CRPM), coronel Arlene Sousa da Silva Villela, acompanhada do adjunto de comando da regional, subtenente Luiz Antonio Wiltner, realizaram uma visita ao deputado estadual Vicente Caropreso na sede de seu gabinete regional em Jaraguá do Sul.

Em pauta a preocupação com as pessoas em situação de rua e a adequada identificação, encaminhamento e acompanhamento pelos órgãos que realizam o atendimento, sejam policiais militares, assistentes sociais ou membros de outras instituições.
O deputado Caropreso falou que a preocupação é válida, e citou exemplos que ocorrem atualmente e que recaem também em seu gabinete, pois ele é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Vamos reunir instituições representativas para discutirmos o tema e elaborarmos procedimentos que contribuam para um atendimento adequado”, falou o deputado.
A comandante Arlene também citou exemplos de quando atuou na Secretaria do Desenvolvimento Social de Santa Catarina e na própria Polícia Militar, onde as pessoas em situação de vulnerabilidade são atendidas de acordo com cada situação e muitas vezes em municípios diferentes, não havendo um sistema que dialogue e possibilite a leitura do histórico de atendimento e seus encaminhamentos. “Com a tecnologia disponível, precisamos fazer com que as instituições possam utilizar um único sistema, registrando informações”, disse a coronel, inclusive citando o caso do programa SOS Desaparecidos da Polícia Militar, que já possui um banco de dados aberto e que poderia integrar o sistema.
Agora as tratativas seguem para convergir forças em busca de alternativas para buscar novas abordagens interinstitucionais.

