Turma de Protetores Ambientais poderá ser realizado em Jaraguá do Sul

Na tarde desta terça-feira (4), a comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar (12º CRPM), coronel Arlene Sousa da Silva Villela, recebeu a visita do comandante da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (PMA) de Joinville, major Ruy Florêncio Teixeira Junior.

A coronel Arlene recebeu uma lembrança e foi contextualizada sobre a estrutura que a PMA possui no município de Joinville, tanto material quanto humana.

Essas informações impactam diretamente na região do 12º CRPM, que possui municípios em que o policiamento ambiental é realizado pelo efetivo da companhia da PMA de Joinville, como Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, por exemplo.

A comandante Arlene destacou ao major Ruy que um dos objetivos da regional é incentivar que as Organizações Policiais Militares (OPMs) subordinadas apoiem a PMA, participando e fortalecendo as operações que ocorrem nos municípios que abrangem o CRPM.

Além disso, a coronel solicitou ao major a abertura de uma turma do Programa de Protetores Ambientais (PROA) na região do 12º CRPM. Por sua vez, o comandante da companhia da PMA falou que marcará uma reunião para apresentar o projeto do PROA para o poder público municipal, e com o apoio necessário poderá viabilizar uma turma para Jaraguá do Sul já para o próximo ano.

Saiba mais sobre o PROA

“O PROA visa disseminar conhecimentos sobre fatores bióticos e abióticos aos adolescentes na faixa etária entre 12 e 14 anos, através de atividades teóricas e práticas desenvolvidas e coordenadas por policiais militares da PMA.

A seleção dos alunos é realizada através de um teste de seleção aplicado por integrantes da PMA, conforme inscrição do próprio adolescente com autorização dos pais. Tal teste é composto de questões objetivas relacionadas à temática ambiental, fauna, flora, recursos hídricos e outras problemáticas ambientais. A classificação dos alunos se dá pela maior nota nas questões objetivas, porém o rendimento escolar anual fica como critério de desempate. Os alunos selecionados comporão então uma turma de 30 futuros Protetores Ambientais.

As disciplinas ministradas no PROA são:

  • Breve histórico da Polícia Militar;
  • Cidadania;
  • Ecologia;
  • Gestão de Flora;
  • Gestão de Fauna;
  • Gestão de Resíduos;
  • Gestão de Recursos Hídricos;
  • Unidades de Conservação; e
  • Legislação que envolve toda essa problemática.

Os Protetores Ambientais realizam saídas de campo, viagens de estudo, limpeza de mananciais, blitz ecológicas e atividades de cunho social com as comunidades onde vivem.

A formação destes adolescentes se dá no contra turno escolar, e conta com 180 h/a (6 à 10 meses de Programa), com fardamento e material didático próprio.”

Saiba mais sobre o PROA em: https://www.pm.sc.gov.br/ambiental/paginas/protetor-ambiental

Major Ruy entrega lembranças da PMA à comandante regional, coronel Arlene | ST Wiltner/12º CRPM