Comandante regional participa de plenária na Câmara de Guaramirim

Na noite de quinta-feira (17), a comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar (12º CRPM), coronel Arlene Sousa da Silva Villela, participou de sessão na Câmara de Vereadores de Guaramirim.

O pedido para o convite surgiu da vereadora professora Maria Rosana Zermiani Franz, que após o pronunciamento da coronel na tribuna, entregou-lhe flores como forma de homenagear a coronel, primeira mulher a comandar a regional de Jaraguá do Sul.

Foto: vereadora Maria Rosana e coronel Arlene | ST Wiltner/12º CRPM

Ao falar sobre a segurança pública, a comandante ressaltou sobre a importância de a comunidade não terceirizar todos os problemas, mas do lado positivo de se fortalecer as Redes de Prevenção em busca de soluções. Nesse sentido, a comandante citou os Conselhos Comunitários de Segurança e a Rede de Vizinhos, que unem as pessoas que buscam refletir a sua realidade, pensando em soluções para melhorar várias questões que afetam a vizinhança.

“A ideia é potencializar o trabalho com o apoio da comunidade, Associação de Moradores, Conselhos Comunitários, fortalecendo as Redes de Prevenção, como a Rede de Vizinhos, Rede Comercial e implementar a Rede Rural”, destacou a coronel Arlene.

Foto: coronel Arlene ao fazer uso da palavra | ST Wiltner/12º CRPM

Ao ser indagada sobre o policiamento no município, a comandante salientou que uma das ações que já determinou foi a implantação de barreiras policiais, importante atividade que busca fortalecer a presença policial, aumentando com isso a sensação de segurança. A coronel ainda salientou que o comandante da companhia de Guaramirim, 1° tenente Leandro, vem executando um excelente trabalho juntamente com os policiais a ele subordinados.

Por fim, ainda respondendo aos questionamentos realizados, falou que um dos grandes desafios é acompanhar a crescente demanda de pessoas que buscam a região para residir, em especial Guaramirim. “São diferentes culturas que desembarcam em nossa região. Por exemplo, há escolas que dobraram as turmas do Proerd”, citou a coronel, concluindo sua fala enfatizando que está feliz de voltar para a região, pois se por um lado é um público crítico, por outro, é uma comunidade que apoia a Polícia Militar”, destacou.

Foto: Coronel Arlene e vereadores de Guaramirim | Luis Delai/CMV