Na tarde de segunda-feira (13), a comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Arlene Sousa da Silva Villela, acompanhada do subcomandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, major Edson Jesus da Silva, participou da reunião semanal da diretoria da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS).

A comandante regional falou sobre segurança pública de forma geral, relatando que Jaraguá do Sul possui “aspectos culturais que, naturalmente, levam a um contato mais amplo das pessoas com a Polícia Militar.” Nesse sentido, a coronel exemplificou as várias ligações que ocorrem ao 190 são quando as pessoas visualizam alguém em atitude suspeita. “Em outras cidades muitas situações passariam desapercebidas, mas aqui não”, frisou.
Outra peculiaridade destacada pela comandante foi o histórico comprometimento da classe empresarial com a segurança pública. “Lembro de quando o batalhão recebeu o óculos de visão noturna e o antigo GRT, agora grupo Tático, recebeu de forma inédita pistolas nove milímetros”.
Nesse contexto de parcerias e de construção, a comandante falou sobre a presença dos aspirantes a oficial Olympio e Girard. “Fiz questão que eles participassem para conhecer como ocorrem os processos em Jaraguá do Sul”, disse a coronel.
A presidente da entidade, Ana Clara Franzner Chiodini, falou que a ACIJS trata a segurança como algo de muita relevância, colocando-se à disposição para apoiar projetos na área.
“Somos focados em segurança pública porque sabemos da importância que ela possui para toda a comunidade” – Ana Clara Franzner Chiodini

O major Edson, por sua vez, deu ênfase ao trabalho de inteligência que a Polícia Militar (PM) realiza para combater o crime, como o tráfico de drogas, por exemplo. Além disso, destacou que ações realizadas pela PM nas cidades vizinhas também repercutem em Jaraguá do Sul. “Quando comandei a PM em Guaramirim, várias prisões que realizamos foram de crimes cometidos em Jaraguá do Sul, e os criminosos foram presos ao utilizarem aquelas vias como rota de fuga”, disse, concluindo que fortalecer o policiamento dos municípios vizinhos é também fortalecer a segurança em Jaraguá do Sul.
Por fim, foi fortalecida a proposta de se realizar um Fórum de Segurança no município, com temas atuais e relevantes, como o uso de tecnologias em prol da segurança.
