Na manhã de sexta-feira (2), por volta das 7h30min, policiais militares do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) lavraram um boletim de ocorrência e apreenderam uma arma de fogo com a numeração raspada.
A apreensão ocorreu após pessoas da comunidade acionarem o número de emergência 190 ao localizarem um revólver que estava próximo ao trilho do trem, no bairro Serra Alta, em São Bento do Sul.


A atuação ativa da população, nesse caso encontrando a arma e acionando a Polícia Militar pelo 190, e a pronta resposta das forças de segurança são essenciais para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas.
Se alguma pessoa fosse flagrada portando arma de fogo com numeração raspada, estaria cometendo crime, como se vê:
“Lei Nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003.
Artigo 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar.
Pena – reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.
§ 1º Nas mesmas penas incorre quem:
IV – portar, possuir, adquirir, transportar ou fornecer arma de fogo com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado.”
Ainda, vale lembrar, que é comum que armas com a numeração raspada sejam utilizadas no cometimento dos mais diversos crimes.
Ou seja, a conjugação de esforços e do apoio da sociedade civil organizada, faz com que construamos uma sociedade mais segura.
Portanto, faça você também a sua parte: Denuncie ao 190 caso tenha alguma informação de crime!
