
Com os atuais chuvas que assolam a região nos últimos dias, os policiais militares que atuam nas Organizações Policiais Militares (OPMs) subordinadas ao 12º Comando Regional atuam diuturnamente em ações que objetivam resguardar a segurança das pessoas.
Dentre as várias atuações estão desde reuniões realizadas até o policiamento ostensivo nas proximidades dos locais atingidos pelas cheias.
No município de Corupá, por exemplo, o comandante do Grupamento Policial Militar (GPPM), 1º sargento Toni Maiewski, tem participado e representado a Polícia Militar de Santa Catarina nas reuniões emergenciais do Grupo de Resposta a Ações Coordenadas (GRAC), que reúne representantes de várias instituições.

Para o sargento Maiewski, é importante a participação da Polícia Militar nas reuniões. “Ficamos cientes dos principais problemas enfrentados com as cheias e as medidas que estão sendo adotadas pela prefeitura e instituições envolvidas. No tocante a atuação dos policiais, enfatizamos a ostensividade em locais atingidos, para garantir a segurança dos cidadãos.”
Monitoramento
Em vários locais em que ocorreram transbordamento de rios e movimento de massa, a Polícia Militar fez-se presente para prevenir danos maiores, auxiliando na sinalização e isolamento, levando orientação às pessoas que passavam pelo locais.
Em Schroeder, o comandante do GPPM, 1º sargento Diego dos Santos Ferrão, conta que as viaturas realizaram rondas e presença em vários locais, como no bairros Itoupava Açu, Rancho Bom e Bracinho, onde ocorreram inundações e em duas pontes onde ocorreram desmoronamentos.


Com os adventos climáticos agindo ainda sobre a região, a Polícia Militar segue atenta e pronta para unir forças com outras instituições em prol da sociedade catarinense, 24 horas por dia.
