
Reunião ocorrida na Hípica Jaraguá na tarde desta quinta-feira (27), tratou sobre a perspectiva da instalação de Cavalaria da Polícia Militar em Jaraguá do Sul.
Participaram o comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar (12º CRPM), coronel Alessandro José Machado, o comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, a presidente da Sociedade Hípica Jaraguá, Pauline Menegotti, membro da diretoria da hípica, Paulo Schwarz, e a responsável pela Associação Jaraguaense de Equoterapia (Ajae), Paula Monteiro.
O comandante regional falou sobre o projeto de implantação da Cavalaria da Polícia Militar no município jaraguaense, mas que ainda estão sendo realizadas várias tratativas para construir um cenário ideal para a realização desse sonho.
“Contamos com a parceria da prefeitura de Jaraguá do Sul para viabilizar um terreno para as instalações; além de mobilizar forças para reunir internamente as condições necessárias para dar estrutura ao projeto, como efetivo capacitado” – Coronel Machado.
Pauline conduziu os militares para uma visitação na estrutura da hípica, colocando-se à disposição para contribuir com o projeto dentro das possibilidades. “A hípica possui uma boa estrutura, e diante da necessidade ainda podemos viabilizar melhorias”, destacou a presidente.
Equoterapia
Além da aplicação dos cavalos na rotina de policiamento do 14º BPM, em Jaraguá do Sul, e a sua utilização também nos demais municípios que compõem 12º CRPM, falou-se sobre a Equoterapia, que poderia trazer benefícios ainda maiores para toda a comunidade.
Nesse sentido, Paula Monteiro narrou sobre a sua experiência na área, que já conta com 15 anos de plena atividade.
“São imensos os benefícios que a equoterapia traz, e percebemos a diferença com aqueles que a realizam, ainda mais com crianças e adolescentes que são portadores de necessidades especiais” – Paula Monteiro.
Nesse sentido, Pauline também destacou que o ambiente da hípica proporciona a sensação de liberdade, potencializando o tratamento pelo contato com elementos da natureza.


A convergência de forças ainda continua, para quem sabe, num futuro próximo, tornar o sonho realidade em Jaraguá do Sul.
