
Na tarde de terça-feira (25), o comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Alessandro José Machado, visitou o município de Itaiópolis, onde participou de uma reunião com o prefeito municipal, Mozart José Myczkowski.
Vários foram os temas tratados, mas a pauta principal foram as ações realizadas pela Polícia Militar no município e a diminuição dos índices de furtos.
O comandante Machado destacou aspectos da atuação preventiva e repressiva no último mês, enaltecendo a atuação dos policiais militares que atuam em Itaiópolis e da convergência de forças desprendidas pelo 38º Batalhão.
“Itaiópolis pode contar com a Polícia Militar e pode ter certeza que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance” – Coronel Machado.

Por sua vez, o prefeito destacou que estão sendo realizadas tratativas para o retorno das aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), do esforço que está sendo efetuado para adquirir uma viatura tipo SUV para utilização no patrulhamento rural e, para fortalecer a mentalidade social e educativa, falou dos projetos na área esportiva para as crianças e de lazer para as famílias.
“O Proerd é um programa importante, pois trabalha justamente com a faixa etária em que a prevenção deve ser realizada com mais ênfase” – Prefeito Mozart.
Presença policial militar fortalecida
Nos últimos trinta dias foi dada grande ênfase no contato com a comunidade, como visitas preventivas comerciais e visitas preventivas em escolas.
Além disso, outro ponto de destaque foi a ostensividade, com 266 registros operacionais de rondas e policiamento em pontos fixos, além de nove operações de comando de trânsito.
O Programa Rede de Vizinhos é outra iniciativa que está sendo enfatizada, buscando-se a sua difusão. Atualmente há cinco redes em funcionamento.
A parceria com a Polícia Civil também foi essencial para os resultados alcançados, sendo realizadas prisões de suspeitos de cometerem furtos na região.
O resultado desse esforço é que o mês de outubro (até o dia 25) vem apresentando queda acentuada, sendo registrados oito furtos, sendo que em agosto foram 16 e em setembro 31.

É a Polícia Militar trabalhando para a tranquilidade da comunidade e das pessoas bem.
