Guardiões da Vida: Policiais passam por treinamento

Fotografia: 1º Sargento Cavalheiro durante o treinamento | 14º BPM/divulgação

Finalizou na tarde desta sexta-feira (7), o treinamento Guardiões da Vida, idealizado pela Diretoria de Saúde e Promoção Social da Polícia Militar (DSPS).

Dos aproximadamente 60 militares que participaram do treinamento, quatro atuam na região do 12º Comando Regional de Polícia Militar (12º CRPM), um em cada batalhão (Mafra, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul) e outro policial na sede da regional.

O treinamento teve por objetivo capacitar policiais militares a identificar precocemente em outros militares, indícios de que estejam em processo de adoecimento psicológico de risco, realizando o acolhimento inicial e encaminhando para equipe de profissionais da área da saúde.

Para o chefe do Serviço de Psicologia da DSPS/PMSC, 1º tenente BM Jean Abilio Silva, o treinamento foi a primeira iniciativa em formar uma rede de apoio interno, e a próximo passo é construir e realizar um curso de Guardiões da Vida.

Na modalidade on-line, o treinamento foi realizado em três dias e teve carga horária de 9 horas/aula, abordando temas relacionados ao adoecimento mental; mitos e realidades sobre o suicídio; fatores de risco e protetivos; aspectos relacionados à comunicação não violenta e procedimento de intervenção.

Atualmente, a Formação Sanitária do 12º CRPM possui dois policiais psicólogos, e agora passa a contar com o apoio de quatro Guardiões da Vida.

A importante construção de uma rede de apoio para fortalecer as estruturas daqueles que protegem diuturnamente a comunidade.