Formação Sanitária encerra Setembro Amarelo no 12º CRPM

Fotografia: Comandante 14º BPM, tenente-coronel Valdeci, dando as boas-vindas ao encontro | 14º BPM/divulgação

Na região do 12º Comando Regional de Polícia Militar (12º CRPM), a tarde de quinta-feira (29) foi marcada pelo encerramento do ciclo de palestras relativas ao Setembro Amarelo.

O último encontro foi realizado na sede do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), em Jaraguá do Sul, para um público de aproximadamente 30 policiais militares da ativa e da reserva.

A chefe da Formação Sanitária do 12º CRPM, 1º tenente dentista Graziele Borin do Nascimento, conta que foram impactados aproximadamente 120 policiais militares e 20 bombeiros militares dos municípios de Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Mafra, Guaramirim, Rio Negrinho, Campo Alegre, Corupá, Massaranduba, Schroeder, Papanduva, Itaiópolis e Monte Castelo.

Para ela, o ideal é que todos os policiais recebam as palestras em que o foco seja a saúde mental, inclusive com temas diferenciados e com mais frequência durante o ano, propiciando uma conscientização individual e coletiva. “Estamos trabalhando com essa perspectiva”, destacou a tenente.

Parcerias para a conscientização

O ciclo de palestras foi uma iniciativa da Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS) da PMSC, que contou com o apoio na região da Associação Beneficente dos Militares Estaduais de Santa Catarina (ABEPOM – Jaraguá do Sul), que por intermédio da assistente social Tatiana Miranda Baeumle, que também participou como palestrante no 14º BPM, viabilizou presença da psicóloga Joyce Jung de Oliveira, da clínica Espaço Evoluser, para a palestra realizada para o efetivo da 2ª Companhia do 14º BPM, em Guaramirim.

Fotografia: Assistente Social Tatiana | 14º BPM/divulgação
“Realizamos palestras para o 14º Batalhão desde 2006, trabalhando com temas relacionados ao estresse, depressão, qualidade de vida, rotinas de trabalho, saúde física e mental.” – Assistente Social Tatiana

Por sua vez, os psicólogos da FS, sargentos Eliezer Rogério Pereira da Rosa e Luciano Ribas Batista, revezaram-se nas palestras nas organizações policiais militares da região.

Expedição de Sentido

No encerramento do ciclo de palestras, um dos temas tratados pelo sargento Rogério foi a Expedição de Sentido, onde o policial buscou uma reflexão sobre aspectos relevantes para a vida de cada um dos presentes, instigando uma visão crítica sobre o modo como muitos percebem a sua realidade e suas nuances.

Sargento Rogério fala sobre a Expedição de Sentido
Fotografia: 2º Sargento Psicólogo Rogério | 14º BPM/divulgação
“Lembre-se: O Setembro Amarelo está chegando ao fim, mas os cuidados com a mente devem ser contínuos.”