Odin recebe homenagem e ingressa na “inatividade”

Após oito anos de efetivo serviço na Polícia Militar de Santa Catarina, o cão policial Odin, que atuava no Canil Setorial do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), em Jaraguá do Sul, é homenageado e tem a sua passagem para a “inatividade” oficializada durante solenidade de aniversário da PMSC, na última quinta-feira, 5, na sede do 14º BPM.

Odin, que nasceu no dia 16 de abril de 2014, foi um dos grandes responsáveis pela maior apreensão de drogas em Jaraguá do Sul e região, em ocorrência realizada no dia 13 de maio de 2019, na qual se apreendeu 298 quilos de maconha.

O adestrador de Odin, soldado Adriano Fietz, conta que na noite em questão, por volta das 4 horas, estava fria e chuvosa, e os policiais que abordaram um caminhão, não conseguiam localizar o entorpecente, quando então ele e Odin foram acionados na folga.

Ao chegar, o cão prontamente farejou e indicou o lugar onde estava escondida a droga.

Além dessa ocorrência, Fietz e seu cão atuaram em inúmeras outras, em diversas cidades, inclusive na capital catarinense. Assim, foram responsáveis pela localização de drogas e prisão de suspeitos.

Em um dos casos, Fietz salienta que passaram mais de duas horas em matagal até localizarem e prenderem dois homens suspeitos de roubo de carga.

Odin, carrega uma larga bagagem, inclusive apoiando outras instituições, como a Receita Federal, ações nos portos, auxílio à Polícia Civil e ao Gaeco.

Segundo o soldado Fietz, o cão Odin é um dos poucos do Brasil que atua em várias funções, como policiamento K9, busca e captura, faro de entorpecente e, também, com faro de armas.

Inclusive, nesse sentido, Odin é certificado pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia, órgão responsável por organizar e regulamentar a criação de cães de todas as raças no Brasil), em todas as certificações possíveis para testar a funcionalidade de um cão: guarda-proteção, faro de drogas, busca, captura e obediência.

“Pela grande capacidade de Odin, ele conquistou todas as certificações pela CBKC. Ele é um excelente cão!” – Cabo Adriano Fietz

História na PMSC de Fietz e Odin se fundem

O soldado Adriano Fietz conta que está há oito anos no canil, e começou a atuar na função justamente com o cão Odin. “Nossas histórias na PMSC se fundem”, ressalta o policial, destacando que antes mesmo de se formar no Curso de Formação de Soldados, já havia adquirido e começava a treinar o seu futuro parceiro.

Confira o bate-papo emocionante que tivemos com o soldado Fietz, que conta como foi o seu ingresso no Canil Setorial e o início da jornada do cão Odin no trabalho policial:

O 12º Comando Regional de Polícia Militar agradece ao soldado Fietz pela dedicação com o cão Odin, e deseja sucesso com o filhote Thor.

Fotografias: homenagem Odin, em 5 de maio 2022 | 14º BPM
Fotografia: Odin filhote, em 2014 | arquivo pessoal soldado Fietz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s