
O dia 21 de abril é historicamente marcado por homenagens ao patrono da Polícia Militar, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Na região do 12º Comando Regional de Polícia Militar foram realizadas formaturas como forma de lembrar e enaltecer a sua luta para garantir os direitos à liberdade, à vida, à segurança e à igualdade.
Nas formaturas também foi dado destaque ao Boletim Especial do Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), no qual se enaltece a importância da data não apenas para os policiais militares, mas para todo cidadão e para a história do Brasil.

BOLETIM ESPECIAL DO COMANDO-GERAL Quartel do Comando-Geral em Florianópolis, 21 de abril de 2022. No dia em que se homenageia Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, a Polícia Militar de Santa Catarina realiza a formatura militar em honra àquele que exerceu a liderança que lhe era natural em busca da emancipação e independência das capitanias brasileiras com relação à Coroa Portuguesa. Sua capacidade em liderar, aliada à profissão liberal que exercia, a de dentista, e ao posto militar de Alferes fizeram de Tiradentes um personagem conhecido entre seus contemporâneos. Sua inspiração pelos ideais iluministas o colocou em posição de destaque entre os demais membros da elite mineradora, descontentes com a exploração portuguesa, os quais conspiraram com o objetivo de proclamar o republicanismo na Capitania das Minas Gerais. Assim, tomou corpo a Inconfidência Mineira, movimento conspirado, mas que não se concretizou em razão da ação da Coroa, que rapidamente julgou os envolvidos, punindo com a forca o Alferes Tiradentes. Anos após sua morte, tão logo foi proclamada a República no Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, foi considerado um herói nacional, pela seu franco posicionamento republicano e defesa dos ideais brasileiros. Para os agentes da Segurança Pública Tiradentes é um símbolo de luta e dos ideais patriotas. O “Mártir da Independência”, Alferes Tiradentes, com seu exemplo de firmeza, liderança, perseverança e coragem, inspira cada policial militar a manter-se forte em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. A Polícia Militar de Santa Catarina orgulha-se em poder homenagear tamanha personalidade nacional, o patrono cívico da nação e das polícias militares e civis: Alferes Tiradentes. MARCELO PONTES Coronel PM Comandante-Geral
