
Quando um policial militar ingressa para a reserva remunerada significa que o tempo passou, e ele, como pessoa e profissional, já deu a sua contribuição não apenas para a instituição policial militar, mas para a sociedade a qual serviu, colocando, inclusive, a sua vida em risco ao longo de sua jornada.
Ser policial militar, durante a carreira, frise-se, é resolver inúmeras brigas; perturbações; abordar, orientar ou prender pessoas; atender acidentes de trânsito, alguns fatais; é ir ao encontro de situações em que terá de trocar tiros ou enfrentar outras situações de elevada ameaça; é passar incontáveis noites acordado, com olhos vigilantes, enquanto a grande maioria das pessoas já descansa em seus lares. – Assim, se eu continuasse a exemplificar, seriam várias linhas preenchidas com exemplos que somente a carreira policial militar proporciona àqueles que perfilaram (e perfilam) na corporação.
Ser policial militar, portanto, é viver uma realidade profissional tangenciada por perigo, outras por insalubridade, permeando os diversos ambientes com todos os sentidos: da visão ao tato, passando pelo olfato, e sentindo, muitas vezes, o gosto amargo de uma realidade que nenhuma pessoa, profissional, deveria sentir.
Contudo, fazer parte da caserna, cuja carreira é cravejada por um juramento honroso e destemido, significa não pestanejar diante das dificuldades. – Quem cumpriu o seu dever nesse contexto, é digno de todas as honras.
Dessa forma, frise-se, que aqueles cuja idade avançou ou que por qualquer outro motivo estão na inatividade, quase já esquecidos pelos pares, mas nem sequer conhecidos pelos “modernos”, mas que ajudaram com seu suor, sangue e lágrimas, a construir a história da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a proteger o povo catarinense, merecem ser lembrados, apresentados, além de serem dignos de irrestrito respeito e gratidão.

Dia do Veterano
Para honrar essa história e prestar a justa homenagem, tangenciando com louros a cada um dos policiais militares que estão na inatividade, no dia 19 de outubro de 2021 foi publicada a Portaria Nº 402/PMSC/2021, que normatizou o Programa de Proteção de Veteranos da PMSC, e instituiu, dentre outros atos, o “Dia do Veterano da PMSC”, que será celebrado no dia 25 de fevereiro de cada ano.
Portanto, na próxima sexta-feira (25), em Santa Catarina, será a primeira vez que será comemorado, em sua plenitude, o Dia do Veterano da PMSC.
Chamar um militar de Veterano é algo que se reveste de uma simbologia muito especial, pois enaltece toda a história daqueles que vieram antes.
Na região do 12º Comando Regional de Polícia Militar, estão previstas formaturas militares na área do 14º Batalhão, em Jaraguá do Sul, e do 23º Batalhão, em São Bento do Sul.
A próxima semana, certamente, será repleta de perspectiva para reencontrar e ouvir histórias daqueles que manusearam o revólver 38, dirigiram viaturas como o Gurgel, Kadet, pilotaram as primeiras motocicletas CG, e nem sequer imaginavam que um dia os policiais não usariam mais canetas, mas sim tecnologia embarcada para registrarem as ocorrências; usariam drones para monitoramento e todo um suporte tecnológico interligado com a internet. “No meu tempo era diferente!”, certamente será uma frase que muito será ouvida.
Ressalte-se, por fim, que será mais do que um encontro, mas uma oportunidade de trazer à memória as incontáveis histórias de superação, alegria, de amizade, de dificuldades, perdas, ocorrências… que engrandece a cada um de nossos Veteranos e a história da PMSC.
“Valorizar pessoas, preservar a história e manter as tradições”, que o Dia do Veterano emerja com toda a sua glória e exuberância.


[…] Leia também: Veteranos, aqueles que vieram antes […]
CurtirCurtir
Belas palavras e bem colocadas
CurtirCurtido por 1 pessoa
A data 25 de fevereiro dedicada ao Veterano realmente merece procedência, compreensão e humildade. A saúde, força e união fará todos relembrar cada ciclo do passado e acompanhar o presente momento e o reconhecimento dos Comandantes merecem agradecer a iniciativa ! Parabéns aos que valorizam e os valorizados ,
CurtirCurtido por 1 pessoa