Opinião: Proerd e a Educação Emancipadora

por Weslei Pauli

No dia 28 de outubro de 2021, a Polícia Militar realizou a formatura dos mais novos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O programa foi uma iniciativa da professora e psicopedagoga Ruth Rich e pela Polícia da cidade de Los Angeles nos Estados unidos em 1983. O principal objetivo do programa é a prevenção ao uso e ao tráfico de drogas e também a todo tipo de violência, seja física ou psicológica. Em Santa Catarina o programa foi implantado em 1998, e para mostrar a importância e a amplitude o programa, no ano de 2019, foram formados cerca de 1.504.571 catarinenses somente no 5º ano, onde são ensinados aos alunos a importância de se tomarem decisões seguras e saudáveis.

Vendo o trabalho e entendendo a importância do Proerd na sociedade para com a educação dos nossos jovens, me vem à mente uma obra de suma importância intitulada “Educação e Emancipação” do filósofo e sociólogo alemão Theodor W. Adorno (1903 – 1969). Para o referido autor, a educação deve, simultaneamente, evitar o que ele chama de “barbárie” e buscar a emancipação da pessoa. Por barbárie, o autor entende como sendo impulso de destruição que o ser humano traz consigo. Cabe destacar que Adorno vivenciou as tragédias realizadas pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial e os campos de concentração, mas se fazermos um paralelo com os dias atuais, nada mais distributivo para sociedade que o vício nas drogas, o crime generalizado ou a violência familiar, portanto este tema ainda é urgente e fundamental.

O Proerd tem como pilar inserir na sociedade os valores morais focados na valorização do ser humano e da família, contribuindo assim para a paz social. Busca cumprir este objetivo através de uma educação emancipadora despertando nas crianças a consciência para os problemas das drogas e da violência. Para o Adorno o processo educacional deve favorecer a formação de sujeitos críticos e emancipados, ou seja, sujeitos capazes de identificar os impulsos destrutivos que aparecem no convívio social e auxiliar nas escolhas que evitem a sua autodestruição. Ou seja, o objetivo que o Proerd busca está estritamente relacionado com que o filósofo propõe.

Para Adorno, os meios de comunicação (celulares, televisão, computadores, internet) podem se tornar instrumentos de manipulação das consciências, de paralisia mental contribuindo para a aceitação passiva de tudo que acontece na sociedade. Podemos citar vários exemplos, como uma criança que convive com a violência doméstica, onde vê diariamente o pai bater na mãe ou que vê vídeos na internet com esta temática de violência vai crescer achando que esse comportamento agressivo é normal e vai agir da mesma forma, ou quando vê filmes onde à o uso de drogas é normal e legal e no seu dia a dia tem amigos que são usuários, portanto este jovem tente a ser também, até para não ser excluído do grupo de amigos aceita e entende que usar drogas é o normal.

Com estes exemplos vemos que a educação instrumentalizada potencializa atitudes sem emoção e criticidade. Transforma as pessoas em máquinas que não tem noção da dor e nem do sofrimento, levando as pessoas a tomarem atitudes sem pensar nas consequências que elas podem tomar. Por isso que o Proerd é de fundamental importância para a nossa sociedade.

O Proerd busca fugir desta lógica tecnicista e busca apresentar para os alunos que devemos pensar nas nossas escolhas e que elas terão consequências, desta forma é fundamental fazermos as escolhas certas. Diga não as drogas, seja mais afetuoso em casa, com seus filhos, seus pais, seus amigos, só assim construiremos um mundo melhor, longe da barbárie.

Parabéns aos novos instrutores!

“Hoje é dia de….PROERD !!!”

Weslei Pauli é Soldado 2ª classe da Polícia Militar de Santa Catarina e Operador do COPOM na 3ª CIA do 23º BPM em Rio Negrinho/SC. Possui Curso Superior em Administração Pública; Pós-Graduação em Ensino de História e Geografia e suas Linguagens e atualmente é estudante do curso de Bacharel em Sociologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s