Em comemoração ao Dia da Bandeira, ao meio-dia desta sexta-feira (19), como prevê a legislação, o pavilhão nacional foi hasteado na sede da 12ª Região de Polícia Militar (12ª RPM), bem como nas unidades subordinadas, 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), em Jaraguá do Sul, e no 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), em São Bento do Sul.
Na sede da 12ª RPM, a solenidade foi presidida pelo comandante, tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, que efetuou a leitura do Boletim Especial expedido pelo comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Dionei Tonet. Ao fazer uso da palavra, Reisdorfer enfatizou ao efetivo do expediente e da Formação Sanitária, “que como militares devemos honrar e manter as tradições”.

Já no 14º BPM, a solenidade contou com a participação de alunos do Colégio Professor Heleodoro Borges, que tiveram a oportunidade de presenciar a queima das bandeiras inservíveis.

No 23º BPM, por sua vez, houve também a queima das bandeiras entregues para a queima.

Boletim Especial – Dia da Bandeira
No dia 19 de novembro nós, cidadãos brasileiros, comemoramos o dia do símbolo maior da pátria, o Dia da Bandeira.
Nesta data, como soldados que lutam no seu dia a dia preservando a ordem e protegendo a vida, é uma grande honra podermos reverenciar tão nobre símbolo.
A unidade simbólica que a Bandeira do Brasil empresta a sociedade brasileira deve inspirar ainda mais o nosso trabalho, a unidade de um Estado forte, que vem demonstrando que é possível sim enfrentar os problemas da segurança pública por meio da integração com as diversas instâncias do Poder Público e com a sociedade civil.
Por nossa Bandeira somos unidos, enaltecemos o sentimento de pertencimento à Pátria Amada, independente da região que habitamos, das nossas origens, das nossas crenças e da nossa raça. O nosso Pavilhão reflete através de suas fortes cores, a dimensão, a vivacidade e a força do povo brasileiro.
Presente em nossas vidas, a Bandeira retrata o sentimento de nacionalidade e valorização da Nação Brasileira e dela nos reconhecemos como filhos, representando a nossa identidade como povo, verdadeiro símbolo de uma nação que reafirma o seu sentimento de orgulho, dedicação e amor ao Brasil.
A Polícia Militar de Santa Catarina, como Força Pública de preservação da ordem pública, reverencia em todos os 295 municípios do estado de Santa Catarina o seu dia.
Salve à Bandeira Nacional
Florianópolis, 19 de novembro de 2021.
Cordialmente,
DIONEI TONET – Coronel PM
Comandante-Geral da PMSC