
Na capital catarinense, nos dias 27 e 28 de outubro, ocorreu um evento que reuniu os psicólogos da Polícia Militar de Santa Catarina. Também participaram do evento o 3º sargento Luciano Ribas Batista e o 2º sargento Eliezer Rogério da Rosa, que em breve atuarão na Formação Sanitária da 12ª Região de Polícia Militar.
O evento tratou sobre questões de saúde mental e aspectos sociais e organizacionais considerando o eixo da saúde na perspectiva da proteção dos cuidadores.
Tratativas concernentes a demandas administrativas, a sinergia da equipe, os limites da atuação bem como a articulação na prestação do serviço de psicologia nas regionais, buscando sempre a integração técnica e pessoal do serviço.
Para o sargento Rogério, “o encontro possibilitou a reflexão sobre os desafios que se apresentam no cenário da saúde mental, no que tange a efetivas contribuições para o bem-estar dos policiais militares, com foco na busca de caminhos e soluções que proporcionem a visibilidade e efetividade do serviço de psicologia na instituição.”
Também foi colocado em debate um plano de ação visando à exequibilidade da implementação de projetos que potencializem o serviço, o estabelecimento de parcerias e captação de recursos tanto humanos como materiais.
Entrou em pauta também a discussão de um planejamento que busque ações voltadas para o cuidado da saúde dos cuidadores, procurando dar suporte aos profissionais psicólogos, para tanto o grupo deliberou a respeito de projetos futuros e estratégias para melhorar tanto a eficiência do serviço multiprofissional quanto do cuidado com a saúde dos próprios profissionais.
