Policiais militares da 12ª Região de Polícia Militar (12ª RPM) participaram de 19 de agosto a 14 de outubro, de uma série de palestras do SOS: Segurança Pública e Saúde Emocional, idealizado pelos acadêmicos da 5ª fase do Curso de Psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala (ACE), de Joinville.
Para o acadêmico André Fiorelli, a escolha do público que atua na Segurança Pública foi motivada pelo fato de esta ser uma área de fundamental importância para a população em geral. Ao todo, salienta que houve 93 inscritos de diversas instituições, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil dentre outras, oriundas de Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Piauí, São Paulo e Paraná.
Destaque-se que foram realizados seis encontros on-line, com participação intensa dos policiais militares que atuam na 12ª RPM, dentre eles o 3º sargento Rogério da Rosa, que atua no 14º Batalhão de Polícia Militar, em Jaraguá do Sul. Para ele, os temas foram muito relevantes para todos os profissionais que atuam na segurança pública, refletindo aspectos inerentes à saúde emocional, cujo aprendizado possibilitou reflexões sobre aspectos profissionais e também pessoais.
“O policial vive, na sua vida, a fusão da vida social e profissional, os encontros contribuíram para quebrar as resistências em reconhecer as nossas fragilidades” – 3º Sgt Rogério
Os encontros foram conduzidos de forma a contribuir em diversos aspectos, como “A Importância da Identificação Profissional”, “A Importância da Saúde Emocional, da Ansiedade e da Depressão”, “Burnout e Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT), “Suicídio”, “Direito Penal e Segurança Pública: Uma abordagem sobre as consequências para o profissional de polícia”, “Alcoolismo” e “Assédio no Ambiente Profissional”.
Assim, diante do contexto em tela, a iniciativa dos acadêmicos da ACE é digna de elogios, pois contribuiu sobremaneira para que dois temas de vital relevância social convergissem em prol do profissional e, consequentemente, de toda a sociedade: Segurança Pública e Saúde Emocional.
Da mesma forma, são merecedores de elogios os palestrantes convidados e os profissionais da Segurança Pública que voluntariamente prestigiaram a iniciativa, pois juntos agregaram valor nos momentos de interação durante os encontros. – “Quem venham outros ciclos!”
