A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (PMA) realizou o 1º Treinamento de Adjunto de Comando Nível I – Modalidade Semipresencial, de 15 a 23 de julho, e contou com a participação do subtenente Ademar dos Santos Pereira, que atua na Seção de Planejamento e Instrução do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), em São Bento do Sul.

Composto de 39 horas/aula, o treinamento teve importantes disciplinas, como Liderança, Administração de Conflitos, Atributos do Adjunto de Comando, Planejamento e Gestão de Organização Policial-militar, dentre outras.
A construção do treinamento objetivou fornecer elementos básicos para proporcionar que o policial militar no exercício das funções de adjunto de comando possa atuar com eficiência e segurança nas atividades de planejamento, liderança militar, condução de projetos e, principalmente, no assessoramento aos comandantes e unidades da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
Destaque-se que o adjunto de comando da 12ª Região de Polícia Militar, subtenente Luiz Wiltner, fez parte do corpo docente e na modalidade on-line ministrou a disciplina de Administração de Conflitos para os 17 discentes do treinamento.

As atribuições do Adjunto de Comando
Ao adjunto de comando cabe o assessoramento ao comandante em assuntos pertinentes aos praças, enfatizando-se a moral, bem estar, satisfação profissional, motivação, instrução, apoio à família militar, saúde, assistência social, justiça, disciplina, processos decisórios, dentre outros (RISG, 2016).
Ainda, o adjunto de comando atua de forma a fortalecer os valores institucionais, os preceitos de hierarquia e disciplina; buscando o aperfeiçoamento constante da gestão; fortalecendo a coesão entre os militares, aprimorando o espírito de corpo e padrões de disciplina (Portaria 142/EME/2016).