Na sexta-feira (16), o comandante da 12ª Região de Polícia Militar, tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, e o 1º tenente Leandro Dirschnabel, lotado no 14º Batalhão de Polícia Militar (Jaraguá do Sul), mas atualmente exercendo suas funções no Centro de Ensino da Polícia Militar, em Florianópolis, foram homenageados com a Medalha Marechal Falconière.

A distinta honraria foi entregue na Praça dos Expedicionários em Guaramirim, durante solenidade que marcou os 77 anos do desembarque do Primeiro Escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália.
A condecoração é concedida pela Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) e busca agraciar pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque na difusão das atividades da FEB durante a 2ª Guerra Mundial.
A medalha evoca o legado do Marechal Olímpio Falconière da Cunha, que comandou o terceiro escalão da FEB e embarcou para a Itália em 1944. Nascido em 1891, dedicou sua vida ao Exército Brasileiro e faleceu no Rio de Janeiro, em 1967.
Os feitos ecoam na história
Para o tenente Leandro a homenagem teve um sentimento ainda mais especial, pois o seu avô participou da guerra.
“6 de novembro de 1944, meu avô, saudoso Vô Boléis, como os netos o chamavam, também atraca em Nápoles. Soldado 6573, nos assentamentos do 11º Regimento de Infantaria, esteve em batalha como milhares de pracinhas. Nesta data, recebo a Medalha Marechal Falconièri das mãos de grandes amigos, e com muito orgulho a envergarei em minha farda” – destacou o tenente.
