O mês de junho foi de grandes operações policiais na área da 12ª Região de Polícia Militar (12ª RPM), que abrange o 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM) – Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Corupá e Schroeder; e o 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) – São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre.
Além da prevenção e na sensação de segurança que reflete na qualidade de vida na comunidade, as grandes operações impactam diretamente na criminalidade.
Dessa forma, considerando todas as operações que ocorreram na área da 12ª RPM, mais de 1000 pessoas foram abordadas, aproximadamente 700 veículos foram fiscalizados, resultando em 24 pessoas detidas, veículos tirados de circulação e drogas apreendidas.
Operação Barriga Verde
Ocorreu nos dias 24 e 25 de junho, nos municípios que integram o 23º BPM. Teve como objetivo implantar uma metodologia de enfrentamento aos crimes violentos contra o patrimônio, além de atuar preventivamente na região.
Essa operação foi coordenada pelo Subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), e ocorreu simultaneamente em 17 municípios do planalto norte catarinense.
Na área do 23º BPM, além do efetivo próprio, apoiaram policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Choque, Batalhão de Aviação da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, Canil Setorial e do Pelotão de Patrulhamento Tático do 14º BPM.

Operação Narcos
Ocorreu no dia 23 de junho, nos municípios que integram o 14º BPM, e envolveu policiais desta unidade e policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 23º BPM, da Companhia de Patrulhamento Tático (CPT) de Joinville e do Batalhão de Choque de Florianópolis.
De iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), e da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), a operação buscou ações preventivas, de inteligência e de repressão ao tráfico de drogas.
Já no dia 21 e 22, a operação ocorreu na área do 23º BPM, e mobilizou integrantes do Choque, Companhia de Patrulhamento Tático de Joinville (CPT), Canil Setorial do 14º BPM, efetivo orgânico do 23º BPM, além dos policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Operação Saturação
A Operação Saturação ocorreu em Guaramirim no dia 11 de junho. O foco principal foi o bairro Corticeira, onde também participaram a Polícia Civil, o Instituto Geral de Perícias e o Departamento de Administração Prisional. Além dos órgãos da segurança pública, houve a participação de funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação do município de Guaramirim.
